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QUEDA NO PIB É INTENSIFICADA PELA REDUÇÃO NOS INVESTIMENTOS A atividade econômica do Brasil mostrou recuo no segundo trimestre do ano, conforme indicou o resultado do Produto Interno Bruto - PIB - divulgado pelo IBGE. Na série livre de influências sazonais, o indicador apresentou retração de 1,9% quando comparado ao trimestre imediatamente anterior. Em relação ao mesmo período de 2014 o recuo foi de 2,6%, enquanto no acumulado em quatro trimestres a queda foi de 1,2%. Entre os meses de abril e junho o PIB brasileiro atingiu R$ 1,4 trilhão. |
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Na comparação com o segundo trimestre do ano anterior, pelo lado da oferta, o componente de maior queda foi geração de valor adicionado da indústria (-5,2%), influenciada principalmente pelo resultado negativo das indústrias de transformação (-8,3%), de construção (-8,2%) e de produção e distribuição de eletricidade, água e gás (-4,7%). Em contrapartida a indústria extrativa registrou crescimento de 8,1% no período. Ainda pelo lado da oferta, o setor de serviços registrou queda de 1,4% no mesmo período. O baixo desempenho foi motivado pelos setores de comércio (-7,2%) e de transporte, armazenagem e correio (-6,0%), que absorvem os impactos negativos da indústria e da baixa no consumo das famílias. Na contramão do resultado, a agropecuária cresceu 1,8% no período, em virtude do desempenho de alguns produtos que possuem safra relevante no segundo trimestre e pela melhora na produtividade do setor e na estimativa de crescimento da produção anual, especialmente em produtos como soja (11,9%), milho (5,2%), arroz (4,4%), mandioca (2,3%) e cana de açúcar (2,1%). Pelo lado da demanda, apenas as exportações (7,5%) mostraram crescimento na comparação com o segundo trimestre de 2014, em parte pelo enfraquecimento do Real que, adicionalmente, inibiu as importações (-11,5%) no período. A Formação Bruta de Capital Fixo (investimentos), que recuou 11,9%, apresentou a maior queda desde o primeiro trimestre de 1996 (-12,7%). O recuo nos investimentos e na demanda interna tem motivado o decréscimo nas importações e na produção nacional de bens de capital, que por sua vez, foi influenciado pelo desempenho negativo da construção civil. O consumo das famílias e o consumo do governo caíram 2,7% e 1,1%, respectivamente. No acumulado dos últimos quatro trimestres, os destaques negativos foram a indústria (-2,9%), pelo lado da oferta, e a formação bruta de capital fixo (-7,9%), sob a ótica da demanda. Os destaques positivos foram a agropecuária (1,6%) e as exportações. |
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Os principais vetores de crescimento do PIB (consumo, investimento e gastos do governo) demonstram enfraquecimento. A retomada do desenvolvimento econômico brasileiro passa pelo resgate da confiança dos agentes econômicos nacionais e internacionais e pelo alinhamento das lideranças políticas do País. Neste ambiente, as projeções divulgadas pelo Banco Central apontam para uma queda de 2,06% do PIB em 2015 e recuo 0,24% em 2016. |
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Escola SESI de Uberlândia conquista 5º lugar no Enem 2014 entre as escolas da cidade e o SESI nacional
Em agosto deste ano foram divulgados os pontos obtidos pelos alunos das escolas que participaram do ENEM 2014 - Exame Nacional do Ensino Médio. Ao todo, 15.640 escolas do Brasil realizaram a prova. Em Minas, 1827 instituições fizeram a prova. Destas, 42 são de Uberlândia. O SESI de Uberlândia conquistou o 5º lugar na cidade e a mesma posição dentre todas as escolas SESI do país, com 612,88 pontos.
Para o Diretor da Escola SESI Guiomar de Freitas Costa de Uberlândia, Jakson Alves da Silva, o resultado foi muito importante para mostrar o quanto as pessoas que trabalham na unidade estão engajadas e o quanto o planejamento interno está funcionado. “O ambiente interno é excelente e isso motiva os nossos alunos e professores a buscarem mais.” Situação evidenciada pelo crescimento contínuo da escola no ENEM em Uberlândia, 2012 - 9º lugar, 2013 - 8º lugar, 2014 - 5º lugar. Mais importante do que números, é a qualidade da educação ofertada, que possibilita aos nossos alunos saírem da escola preparados para ingressarem em um curso superior e também com um direcionamento muito positivo para o mercado de trabalho, pois aqui eles têm a oportunidade de fazer concomitante ao Ensino Médio, um curso técnico no SENAI”, disse Jakson.
Ainda de acordo com Jakson, a concepção de ensino-aprendizagem da escola baseia-se na teoria socioconstrutivista de Vygotsky, que fala do desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada histórico-social.
O presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, Everton Magalhães acredita que o SESI contribui grandemente para a formação do futuro industrial. “São resultados como este que demonstram o prestígio do trabalho desenvolvido pelos funcionários e alunos que estão no SESI. O país precisa dessa força na educação para alçar voos mais altos”, pontuou Everton.
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